domingo, 25 de agosto de 2013

Núcleo de Educação a Distância

Universidade Federal de Roraima
Centro de Educação
Departamento de Pedagogia
Disciplina: Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada a Educação
Professora: Teresa Kátia Alves de Albuquerque
Componentes: MÁRCIA LOPES SOUSA MENDES e Nayara Diogo Pereira da Silva
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO BÁSICA A DISTÂNCIA DA UFRR

Coordenação de Informática: Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC)



INTRODUÇÃO

A finalidade de nossa pesquisa de campo, partiu da necessidade de conhecer as ações que a coordenação de informática da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), desenvolve em parceria com o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (PROINFO).

Para a realização dessa pesquisa, utilizamos transporte urbano como forma de nos locomovermos até ao local da pesquisa em referencia . Utilizamos para fazer o registro das imagens do laboratório , a máquina fotográfica, aplicamos questionário aberto, fizemos uso de caneta e papel e computador pra digitalizar nosso trabalho.

A pesquisa tem como objetivo possibilitar um entendimento prévio das ações que são desenvolvidas pela instituição a fim de constatar a importância do uso das tecnologias pelo público alvo ( professores, alunos e comunidade).


RELATÓRIO


A coordenação de informática está localizada no prédio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), situada na Av: Via das Flores, Bairro: Pricumã. (Figura 1).

Figura 1: Vista parcial da Secretaria de Educação e Cultura (SMEC), 2013.


A visita foi realizada no dia 10 de julho de 2013, às 15:20 hs. Fomos recebidas pelo atual coordenador de informática Naief Azulay S. El Khatab. Realizamos uma conversa acerca das das eventuais ações desenvolvidas no âmbito tecnológico , a quem se destinam e sua importância de maneira geral. Essas ações se referem ao antendimento as escolas municipais que possuem laboratório de informática, possibilitando que uma equipe técnica   da SMEC , faça a manutenção dos computadores, possibilitando o bom funcionamento dos mesmos. Os professores também podem utilizar o laboratório de informática da SMEC, com o objetivo de realizarem cursos de capacitação, bem como programar uma aula com seus alunos, para realizar alguma atividade. A comunidade também é atendida, podendo utilizar o laboratório com a finalidade de fazer consultas ao e-mail, sites de notícias , a fim de se manterem atualizadas ao meio tecnológico . Diante disso, é notável a importância desse recurso tecnológico para que os usuários possam utilizá-los como ferramenta pedagógica.




RESUMO DA ESTRUTURA DA COORDENAÇÃO DE INFORMÁTICA 2013

QUANTITATIVO DE EQUIPAMENTOS



SMEC

EQUIPAMENTOS
QUANTIDADE
COMPUTADORES
146
MONITORES
144
IMPRESSORAS
58

LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA

ESCOLAS COM LABORATÓRIO
48 + 02 Indígenas
ESCOLAS SEM LABORATÓRIO
11
LABORATÓRIO CCE ( NOVO)
24
LABORATÓRIO POSITIVO
26

QUANTIDADE DE COMPUTADORES DAS ESCOLAS

COMPUTADORES
Aproximadamente 1000
IMPRESSORAS
Aproximadamente 150

QUANTIDADE DE COLABORADORES

TÉCNICOS
04
TÉCNICO EM REDES
01
PROGRAMADORES
01
SECRETÁRIA
01
TOTAL
7

PRINCIPAIS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

SUPORTE A USUÁRIOS

MANUTENÇÃO NA REDE DE COMPUTADORES

ELABORAÇÃO DE PROJETOS PARA AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS

MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES

MANUTENÇÃO DE IMPRESSORAS

ATENDIMENTO E SUPORTE AS ESCOLAS

RECARGAS DE CARTUCHOS E TONERS

COORDENAÇÃO DO PROJETO - PROINFO INTEGRADO



ANÁLISE: Essas informações nos permitiram entender que há uma certa demanda de escolas com laboratórios pois existe a preocupação de inserir os alunos ao meio tecnológicos como forma de ensino aprendizagem. Vale ressaltar que apesar de apenas duas escolas serem contempladas, já é considerado um avanço, pois acreditamos que os alunos terão a possibilidade de vivenciar novas metodologias de ensino e ao mesmo tempo estarão aptos a se utilizarem dos recursos das tecnologias promovendo sua inclusão na era digital. É interessante também destacar que as escolas com laboratório, além de receber a manutenção de computadores , automaticamente recebem recarga de cartucho de toners, viabilizando assim um melhor atendimento.



Figura 2: Vista interna do laboratório de Informática da Secretaria Municipal de Educação e Cultura -  SMEC.


CONSIDERAÇÕES FINAIS


Assim, além do levantamento das informações, percebemos o quanto é importante o uso das tecnológias no contexto ao qual estamos inseridos na atualidade. Onde a escola não pode ficar de fora  e onde os professores devem sim, estar aptos para se apropriarem desses recursos como apoio didático para o enriquecimento de suas aulas . Diante de todo esse percurso realizado, consideramos de suma importância a coleta das informações, pois nos permitiram fazer uma reflexão sobre o quanto é relevante o conhecimento tecnológico na atualidade, pois na atual sociedade na qual vivemos, exige-se pessoas cada vez mais qualificadas para o mercado de trabalho. Levando em consideração, qua já não passa aos nossos olhos, uma pessoa que não viva em função dos meios tecnológicos.



REFERÊNCIAS


ALBUQUERQUE, Teresa Kátia Alves de. Teresa Kátia: Blog da Disciplina TICs - PE419 - 2013.1. Disponível em: <http://www.teresakatia-disciplinatics2013-1.blogspot.com.br>. Acesso em: 11 jul. 2013.


e-mail: Naief Khatab. Dados da Coordenação de Informática-SMEC<.naief_said@hotmail.com> Sexta-feira, 2 de Agosto de 2013.


SILVA, Angela Maria Moreira. Normas para apresentação dos trabalhos técnicos-científicos da UFRR: baseadas nas normas da ABNT. Boa Vista: Editora da UFRR. 2007.











Um comentário:

  1. Olá Marcia,
    Parabéns pela postagem do Relatório!!
    Abraços,
    Profa. MSc. Teresa Kátia

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