Universidade Federal de Roraima
Centro de Educação
Departamento de Pedagogia
Disciplina: Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada a Educação
Professora: Teresa Kátia Alves de Albuquerque
Componentes: MÁRCIA LOPES SOUSA MENDES e Nayara Diogo Pereira da Silva
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO BÁSICA A DISTÂNCIA DA UFRR
Coordenação de Informática: Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC)
INTRODUÇÃO
A finalidade de nossa pesquisa de campo, partiu da necessidade de conhecer as ações que a coordenação de informática da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), desenvolve em parceria com o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (PROINFO).
Para a realização dessa pesquisa, utilizamos transporte urbano como forma de nos locomovermos até ao local da pesquisa em referencia . Utilizamos para fazer o registro das imagens do laboratório , a máquina fotográfica, aplicamos questionário aberto, fizemos uso de caneta e papel e computador pra digitalizar nosso trabalho.
A pesquisa tem como objetivo possibilitar um entendimento prévio das ações que são desenvolvidas pela instituição a fim de constatar a importância do uso das tecnologias pelo público alvo ( professores, alunos e comunidade).
RELATÓRIO
A coordenação de informática está localizada no prédio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), situada na Av: Via das Flores, Bairro: Pricumã. (Figura 1).
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Figura 1: Vista parcial da Secretaria de Educação e Cultura (SMEC), 2013.
A visita foi realizada no dia 10 de julho de 2013, às 15:20 hs. Fomos recebidas pelo atual coordenador de informática Naief Azulay S. El Khatab. Realizamos uma conversa acerca das das eventuais ações desenvolvidas no âmbito tecnológico , a quem se destinam e sua importância de maneira geral. Essas ações se referem ao antendimento as escolas municipais que possuem laboratório de informática, possibilitando que uma equipe técnica da SMEC , faça a manutenção dos computadores, possibilitando o bom funcionamento dos mesmos. Os professores também podem utilizar o laboratório de informática da SMEC, com o objetivo de realizarem cursos de capacitação, bem como programar uma aula com seus alunos, para realizar alguma atividade. A comunidade também é atendida, podendo utilizar o laboratório com a finalidade de fazer consultas ao e-mail, sites de notícias , a fim de se manterem atualizadas ao meio tecnológico . Diante disso, é notável a importância desse recurso tecnológico para que os usuários possam utilizá-los como ferramenta pedagógica.
RESUMO DA ESTRUTURA DA COORDENAÇÃO DE
INFORMÁTICA 2013
QUANTITATIVO DE EQUIPAMENTOS
SMEC
EQUIPAMENTOS
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QUANTIDADE
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COMPUTADORES
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146
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MONITORES
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144
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IMPRESSORAS
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58
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LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA
ESCOLAS
COM LABORATÓRIO
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48 + 02 Indígenas
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ESCOLAS
SEM LABORATÓRIO
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11
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LABORATÓRIO
CCE ( NOVO)
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24
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LABORATÓRIO
POSITIVO
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QUANTIDADE DE COMPUTADORES DAS ESCOLAS
COMPUTADORES
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Aproximadamente 1000
|
IMPRESSORAS
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Aproximadamente 150
|
QUANTIDADE DE COLABORADORES
TÉCNICOS
|
04
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TÉCNICO
EM REDES
|
01
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PROGRAMADORES
|
01
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SECRETÁRIA
|
01
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TOTAL
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7
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PRINCIPAIS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
SUPORTE
A USUÁRIOS
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MANUTENÇÃO
NA REDE DE COMPUTADORES
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ELABORAÇÃO
DE PROJETOS PARA AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS
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MANUTENÇÃO
DE COMPUTADORES
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MANUTENÇÃO
DE IMPRESSORAS
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ATENDIMENTO
E SUPORTE AS ESCOLAS
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RECARGAS
DE CARTUCHOS E TONERS
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COORDENAÇÃO
DO PROJETO - PROINFO INTEGRADO
ANÁLISE: Essas informações nos permitiram entender que há uma certa demanda de escolas com laboratórios pois existe a preocupação de inserir os alunos ao meio tecnológicos como forma de ensino aprendizagem. Vale ressaltar que apesar de apenas duas escolas serem contempladas, já é considerado um avanço, pois acreditamos que os alunos terão a possibilidade de vivenciar novas metodologias de ensino e ao mesmo tempo estarão aptos a se utilizarem dos recursos das tecnologias promovendo sua inclusão na era digital. É interessante também destacar que as escolas com laboratório, além de receber a manutenção de computadores , automaticamente recebem recarga de cartucho de toners, viabilizando assim um melhor atendimento.
Figura 2: Vista interna do laboratório de Informática da Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SMEC.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Assim, além do levantamento das informações, percebemos o quanto é importante o uso das tecnológias no contexto ao qual estamos inseridos na atualidade. Onde a escola não pode ficar de fora e onde os professores devem sim, estar aptos para se apropriarem desses recursos como apoio didático para o enriquecimento de suas aulas . Diante de todo esse percurso realizado, consideramos de suma importância a coleta das informações, pois nos permitiram fazer uma reflexão sobre o quanto é relevante o conhecimento tecnológico na atualidade, pois na atual sociedade na qual vivemos, exige-se pessoas cada vez mais qualificadas para o mercado de trabalho. Levando em consideração, qua já não passa aos nossos olhos, uma pessoa que não viva em função dos meios tecnológicos.
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REFERÊNCIAS
ALBUQUERQUE, Teresa Kátia Alves de. Teresa Kátia: Blog da Disciplina TICs - PE419 - 2013.1. Disponível em: <http://www.teresakatia-disciplinatics2013-1.blogspot.com.br>. Acesso em: 11 jul. 2013.
e-mail: Naief Khatab. Dados da Coordenação de Informática-SMEC<.naief_said@hotmail.com> Sexta-feira, 2 de Agosto de 2013.
SILVA, Angela Maria Moreira. Normas para apresentação dos trabalhos técnicos-científicos da UFRR: baseadas nas normas da ABNT. Boa Vista: Editora da UFRR. 2007.
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Olá Marcia,
ResponderExcluirParabéns pela postagem do Relatório!!
Abraços,
Profa. MSc. Teresa Kátia